Senior2018-08-27T16:55:22+00:00

Sénior | +50 anos

Não há nada melhor que experimentar!

Chegar mais cedo ao treino no pavilhão da Escola Mem Ramires em Santarém, é a melhor hora para pôr a conversa em dia. São os 5 minutos que os karatecas dos 13 aos +50, têm antes de começar a aula, para uma troca de conversas com boa disposição, com o mestre Carlos Dias a tirar algumas dúvidas da aula anterior.

Olhando para o relógio, e pontual, dirige-se para o centro da sala de aula ou dojo, a palavra em japonês. O karaté nasceu na ilha de Okinawa, no Japão, por isso as palavras utilizadas nas aulas são nesta língua. Mas os Mestres explicam tudo em português!

O karateka mais graduado, coloca-se do lado do sensei, e diz em voz alta, Shobu! E se alinham por ele para a saudação inicial, desde o mais avançado (à direita) ao principiante (à esquerda), as diferenças apercebem-se pelas diversas cores do cinto, começando do mais claro para o mais escuro. E de repente, o barulhinho das conversas termina e faz-se silêncio.

António Oliveira, 15 anos, cinto branco, é o último da linha. “Estou adorar as aulas, já aprendi os truques de karate, mas principalmente é o companheirismo que faz com que eu treino mais afincadamente!” José Dias, 64 anos, cinto verde “Se eu tivesse conhecido mais cedo esta arte marcial… o karate ajuda na correção postural e no combate a sedentariedade! Com estes treinos quase pareço um jovem de 30 anos, hahahah!”

O Sensei dá início ao treino, começando sempre com o aquecimento adequado às idades utilizando exercícios multidisciplinares para o desenvolvimento da psicomotricidade. Bem quentinhos, o treino segue para a área técnica de Kata e Kumite. Kata é um conjunto de técnicas de defesa e ataque, que em sequência, demonstra um combate com um ou vários adversários imaginários. Enquanto que o Kumite já se enfrenta um adversário real!

só 10 vagas disponíveis por turma.

“Este caminho que já faço há mais de 15 anos, tenho descoberto em mim uma variedade de competências que anteriormente, nem se quer, imaginava. Já fui promovido no meu local de trabalho, pela capacidade de foco e liderança, que aprendi nesta arte.” João Costa, 29 anos, cinto preto.

Para esta turma, não existe uma idade certa para começar e não é preciso ter nenhuma característica especial. “Só vontade de experimentar “, diz Ana Silva, 14 anos.

Ana Silva, pertence a um grupo de raparigas que decidiram experimentar a aula de karate e ficaram entusiasmadas.

Afinal o que é o Karate? “Uma arte marcial de defesa pessoal que desenvolve tanto os aspetos, técnicos, físicos como psicológicos, voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável. Baseia-se em 8 princípios importante:

  • Atitude, vontade de aprender;
  • Sinceridade, sermos verdadeiros com aprendizagem;
  • Disciplina, cumprir com as regras e não faltar as aulas (muito importante, com um pequeno sorriso);
  • Esforço, muita dedicação e empenho na aula (sais bem transpirado…);
  • Concentração, prestar a máxima atenção aos ensinamentos e reflexões;
  • Lealdade, isto é, respeito pelos outros e por ti;
  • Controlo, saber tocar e não abusar dos conhecimentos adquiridos;
  • Companheirismos, procurar conhecer-me e conhecer os meus amigos.”

Afirmando o Sensei Carlos Dias com meio século de ensinamentos

No final da aula, voltando ao alinhamento e cumprindo com a saudação final, passa sempre pelo abraço forte ao mestre.

Ficou curioso!

Então considere em praticar karate connosco, nós estamos a receber novas inscrições todos os dias, e como não há nada melhor que experimentar temos este miminho:

Mês de setembro grátis*

Faça-nos uma visita o quanto antes, convide os seus amigos e familiares.

Será sempre bem-vindo.

*para novas inscrições.

Inscreve-te já | pelo google forms

Pré-inscrição aqui:

Nome do candidato:
Codigo Postal:
Apelido do candidato:
Email:
Classes de Karate: